sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre o amor!

A vida não tem definições, mas tiveram alguns seres humanos que tentaram definir, ou ao menos tentar pensar no âmbito do universal. Hoje e só por hoje para mim a filosofia é definição - que te remete a uma reflexão. Nada melhor do que saber o pensamento dos outros e construir o próprio.

Pois bem, segue abaixo, a definição mais linda sobre o amor que eu já li na vida. É de Baruch Espinosa!

"O amor é uma alegria acompanhada de uma ideia de uma causa exterior.
Explicação: Esta definição explica muito claramente a essência do amor. Já a definição dada pelos autores que definem o amor como a vontade do amante de unir-se à coisa amada não exprime a sua essência, mas uma de suas propriedades. E como a essência do amor não foi suficientemente examinada pelos autores, tampouco puderam ter qualquer conceito claro dessa propriedade, o que fez com que todos julgassem a sua definição extremamente obscura. É preciso observar entretanto, que , quando digo que se trata de uma propriedade, no amante, de unir-se, por sua vontade, à coisa amada, não compreendo por vontade um consentimento, nem uma deliberação do ânimo, nem uma livre decisão, nem tampouco o desejo de unir-se à coisa amada quando ela não está ali, nem de continuar em seua presença quando ela está ali, pois o amor pode ser concebido sem qualquer um desses desejos. Em vez disso, POR VONTADE COMPREENDO A SATISFAÇÃO QUE A PRESENÇA DA COISA AMADA PRODUZ NO AMANTE, SATISFAÇÃO QUE FORTALECE A ALEGRIA DO AMANTE, OU, AO MENOS, INTENSIFICA-A
(Ética, Livro III)

Agora reflita como você ama as pessoas, essa definição só serve para isso.
Eu já gostava desse holândes sem conhecer sua filosofia direito, agora então... mais ainda. Eu realmente sou movida por paixões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário